Gêmeas siamesas nascidas no Amazonas passam por cirurgia de separação com sucesso em Goiás

As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, nascidas em 9 de abril deste ano na Maternidade Ana Braga, em Manaus, foram separadas com sucesso em uma cirurgia realizada nesta terça-feira (13), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO). A operação bem-sucedida mostra a importância da atuação integrada entre estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Logo após o nascimento, foi organizado um esquema especial para o monitoramento das bebês, culminando na transferência para o hospital referência nacional em cirurgias pediátricas.

A separação levou cerca de cinco horas e foi liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, reconhecido por procedimentos desse tipo. A cirurgia envolveu momentos delicados, como a separação do fígado – órgão compartilhado pelas irmãs – e a posterior reconstrução das estruturas abdominais.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), a antecipação do procedimento foi necessária por conta da piora do quadro respiratório de Eliza, que passou a depender de ventilação mecânica, afetando também Yasmin, cujo coração começou a sofrer sobrecarga.

A mãe das gêmeas, Elizandra da Costa, originária do Pará, buscou atendimento em Manaus devido à referência do estado em partos de alto risco. O pré-natal começou em novembro de 2024, na Maternidade Nazira Daou, especializada nesse tipo de gestação.

Eliza e Yasmin nasceram com tórax-onfalopagia – condição em que estão unidas pelo tórax e abdômen. No dia 12 de abril, foram levadas à Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, onde uma equipe com mais de 50 profissionais realizou os exames necessários para o diagnóstico completo.

Diante da complexidade do caso, mais de 100 profissionais foram envolvidos. As bebês foram transferidas a Goiânia com o apoio do Ministério da Saúde, por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A viagem foi feita em UTI aérea, com a presença da mãe, da avó materna e de uma equipe médica altamente especializada.

Leia também

Leave a Comment