Os aeroportos de Parintins, Itacoatiara e Barcelos, no Amazonas, foram incluídos na primeira fase do programa federal AmpliAR

Governo Federal Inclui Três Aeroportos do Amazonas em Programa de Modernização do Transporte Aéreo Regional

MANAUS – Os aeroportos de Parintins, Itacoatiara e Barcelos, no Amazonas, foram incluídos na primeira fase do programa federal AmpliAR (Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais), voltado à modernização da aviação regional no Brasil. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial da União.

A iniciativa, coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, tem como foco permitir que concessionárias com contratos já firmados com a União assumam a gestão de aeroportos regionais considerados deficitários, mas estratégicos para o desenvolvimento e a integração nacional.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) destacou, nas redes sociais, os impactos positivos do programa para o estado. “Boa notícia para o Amazonas! Barcelos, Itacoatiara e Parintins serão beneficiados pelo AmpliAR, que vai facilitar emergências médicas, a entrega de vacinas e medicamentos, além de reforçar a fiscalização ambiental e proteger comunidades indígenas e isoladas. Mais conexão e desenvolvimento para o nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Ao todo, a primeira etapa do AmpliAR contempla 19 aeroportos distribuídos por 11 estados das regiões Norte e Nordeste, com base nas diretrizes do Plano Aeroviário Nacional. O investimento inicial previsto é de R$ 1,35 bilhão, o que representa, em média, R$ 77 milhões por aeroporto.

Leia também

Leave a Comment