Desenvolvimento sustentável da Amazônia é tema de debate em Manaus

A Câmara Municipal de Manaus sediou, nesta terça-feira (8), um debate voltado aos desafios do desenvolvimento sustentável na Amazônia. A iniciativa, promovida pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar, teve como objetivo antecipar e aprofundar os temas que serão discutidos durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, no Brasil.

A programação do evento incluiu palestras e rodas de conversa com foco em temas ambientais relevantes, como mudanças climáticas, reciclagem, bem-estar animal na Amazônia e os entraves enfrentados para implementar ações sustentáveis na região.

O diretor da Escola do Legislativo da CMM, Edilson Rhasley, destacou a importância do encontro como um preparativo local para a conferência internacional. “Esse grande evento global permite que discutamos, a partir da nossa realidade, ações que viabilizem o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Buscamos especialistas que possam compartilhar conhecimento com a sociedade”, afirmou.

Entre os palestrantes convidados estiveram a Dra. Alzira Melo, procuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT); o Dr. Flávio Pascarelli, desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o Dr. Henrique Pereira, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e o Dr. Denison Melo, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A COP30 é um dos principais fóruns globais para o debate climático e ambiental. O evento reunirá chefes de Estado, pesquisadores, representantes da sociedade civil e organizações internacionais para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas e promoção da sustentabilidade, com atenção especial à proteção de ecossistemas. Pela primeira vez, a conferência será realizada na região amazônica, trazendo à tona os desafios e as potencialidades da maior floresta tropical do planeta.

Leia também

Leave a Comment