Senador Plínio Valério denuncia exclusão do Amazonas na distribuição inicial de exame DNA-HPV pelo SUS

Manaus, 21 de agosto de 2025 – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) denunciou nesta quarta-feira (21) à Mesa do Senado que o Amazonas foi excluído da primeira etapa de distribuição do exame de DNA-HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto tramitava o processo de substituição gradual do Papanicolau. Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Plínio classificou a medida como “discriminação odiosa, absurda e injustificável”, e exigiu correção imediata, ressaltando que uma mulher amazonense morre a cada dois dias vítima de câncer do colo de útero.

O senador enfatizou que, diante da realidade epidemiológica local e dos desafios logísticos que dificultam o acesso ao atendimento, é inaceitável que o maior estado da federação seja deixado à margem dessa política de prevenção. “Não adianta querer nos tornar invisíveis. O Amazonas não é, e não será invisível sob qualquer aspecto”, protestou em seu discurso.

Plínio também destacou seu trabalho legislativo e parlamentar em defesa da saúde das mulheres: ele é autor de projeto que altera a faixa etária para rastreamento de câncer de mama pelo SUS, reduzindo-a dos atuais 50 anos para 40 anos. Além disso, destinou recursos de emendas para a criação do Cepcolu, unidade de prevenção ao câncer de colo de útero na Fundação de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Leia também

Leave a Comment