A Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação Incestum e apreendeu um adolescente, de 16 anos, por ato infracional análogo aos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil contra sua irmã de 6 anos.
Crime intrafamiliar
A delegada Joyce Coelho, titular da Deaai, relatou que as informações preliminares do caso foram recebidas pela PF por meio de uma organização dos Estados Unidos que atua na repressão a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A operação policial recebeu o nome de “Incestum” em razão de se tratar de um crime intrafamiliar.
“Inicialmente, acreditavam que se tratava de uma pessoa adulta, mas após a verificação de que era um menor de idade, fomos acionados para dar andamento às investigações. No dia 23 de dezembro de 2024, recebemos um Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela mãe da vítima sobre o abuso sexual contra sua filha, cometido pelo irmão de 16 anos. Desde então, a mãe já havia afastado a criança dele”, explicou a delegada.
Investigações
Segundo a autoridade policial, a namorada do adolescente, após uma discussão com ele, compartilhou uma imagem pornográfica com a mãe da criança, mostrando o que ele fazia com a própria irmã. Durante as investigações, foi revelado que o autor praticava os atos sexuais com a vítima enquanto a mãe saía para trabalhar.