Campanha Junho Violeta reforça combate à violência contra idosos no Amazonas

No domingo, 15 de junho, foi lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância do respeito e da proteção aos direitos das pessoas com mais de 60 anos. No Amazonas, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (Decci), deu continuidade à campanha Junho Violeta, com iniciativas de conscientização e incentivo à denúncia.

Conforme dados repassados pela delegada Andrea Nascimento, titular da Decci, mais de 4.500 ocorrências foram registradas em 2024 envolvendo crimes contra idosos. Já entre janeiro e maio de 2025, esse número ultrapassou 2 mil casos. A maior parte das denúncias está relacionada a violência física, psicológica, verbal, sexual, patrimonial e casos de negligência, geralmente praticados por familiares ou pessoas próximas.

A delegada adjunta Larissa Barreto destacou a importância de reconhecer sinais silenciosos de violência, como mudanças no comportamento, sinais de abandono médico, roupas impróprias ou falta de higiene. A população pode denunciar presencialmente na sede da Decci, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, ou de forma online por meio da Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br). Também é possível acionar o Disque 100 (Direitos Humanos) e o Disque 181 (SSP-AM), com garantia de sigilo para o denunciante.

Leia também

Leave a Comment