Crise no Sindnapi: Suspensão de Serviços Afeta Aposentados e Gera Incerteza

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), presidido por José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula, anunciou a suspensão de serviços como auxílio-funeral, gratuidade emergencial de medicamentos e sorteios de prêmios mensais a partir de 6 de junho. A decisão ocorre após a suspensão dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em meio à investigação da operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em benefícios de aposentados.

Apesar das dificuldades, o Sindnapi afirma que está mantendo seu atual quadro de funcionários e continua oferecendo atendimento jurídico, colônias de férias e cursos diversos. Entretanto, outras entidades, como a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), relatam dificuldades em manter seus serviços após a suspensão das mensalidades, inclusive os que não estão entre os investigados.

A Cobap estima que 80% de suas federações estão fechando e prevê até 6 mil demissões. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) também declarou que sofre com demissões e cortes de serviços médicos e odontológicos. A Advocacia-Geral da União (AGU) identificou várias entidades como parte de um esquema de fraudes, com um bloqueio de bens de R$ 2,56 bilhões.

Para contornar a situação, o Sindnapi orienta os associados a realizarem a atualização cadastral e optarem pelo pagamento das mensalidades via boleto bancário. A entidade também se posiciona favorável ao aumento da segurança na confirmação das autorizações de filiação, defendendo múltiplas formas de validação para assegurar que a autorização do associado seja legítima.

Leia também

Leave a Comment