Mais de 1 milhão de aposentados do INSS pedem reembolso por descontos não autorizados

Mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do INSS solicitaram reembolso de descontos indevidos realizados por entidades associativas. No total, foram 1.051.238 pedidos de contestação feitos por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Outros 17.963 beneficiários confirmaram que autorizaram os descontos. O balanço foi divulgado pelo INSS na última quinta-feira (15), com dados atualizados até as 17h.

Essa movimentação acontece após o lançamento do novo serviço que permite consultar descontos aplicados nos últimos anos e registrar, se necessário, um pedido administrativo para devolução dos valores. Até o momento, 41 entidades foram questionadas, todas com vínculo atual ou anterior com o INSS para realizar os descontos.

Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a receber notificações sobre essas cobranças. Agora é possível visualizar o nome da entidade responsável pelo desconto acessando a função “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo Meu INSS.

As investigações são conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram fraudes envolvendo organizações criminosas. Essas entidades estariam vinculando segurados sem autorização para aplicar descontos nos benefícios previdenciários.

Mais de 4,3 milhões de usuários já acessaram a plataforma para verificar seus dados. O prazo para reembolso ainda não foi definido. As associações que forem contestadas devem apresentar, em até 15 dias úteis, provas de adesão voluntária dos segurados ou realizar a devolução do valor ao Tesouro Nacional, que repassará ao beneficiário.

O INSS alerta que não está entrando em contato por telefone, WhatsApp ou outros canais não oficiais. Toda notificação será feita apenas via aplicativo Meu INSS. Cidadãos devem evitar clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais por telefone. Em caso de dúvidas, a recomendação é ligar para o 135.

Leia também

Leave a Comment