Menino de 9 anos salva irmã de 1 ano de engasgo em Manaus

No último domingo (27), em Manaus, o jovem Benjamin Noah, de apenas 9 anos, demonstrou coragem e preparo ao salvar a vida da irmã caçula, de 1 ano, que se engasgou durante o jantar. O caso aconteceu no bairro Novo Aleixo, zona Norte da capital. Diante da situação de emergência, Benjamin manteve a calma e aplicou a manobra de Heimlich, aprendida no Programa Bombeiro Mirim, conseguindo desobstruir as vias aéreas da bebê.

Luciane Dantas, mãe das crianças e contadora de 30 anos, relatou a tensão vivida pela família. “Ele bateu nas costas dela, aplicou a técnica e, na hora, ela expeliu o pedaço de batata. Foi incrível, porque eu já tinha tentado e não estava funcionando”, contou emocionada. Além da bebê, Luciane é mãe de Catharina, de 4 anos. O pai das crianças, o empresário Felipe Araújo, de 31 anos, também ficou impressionado com a atitude do filho. “Ele ficou tranquilo e fez tudo certo. Foi um alívio enorme ver nossa filha bem e saber que nosso filho teve essa iniciativa”, declarou.

Benjamin é aluno do Programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Foi durante as aulas da disciplina de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) que ele aprendeu a técnica de primeiros socorros.

A instrutora do programa, Hanna Lopes, que atua no projeto há três anos, falou com orgulho sobre o feito do aluno. “É emocionante ver o conhecimento sendo usado em um momento tão crucial. Ele salvou uma vida e isso mostra que estava pronto”, afirmou.

O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Governo do Amazonas, voltado para crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos. Com aulas três vezes por semana ao longo de oito meses, o projeto aborda temas como cidadania, prevenção de acidentes e primeiros socorros. Entre 2022 e 2024, mais de 3 mil alunos passaram pelo programa.

Leia também

Leave a Comment