O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta sexta-feira (25) no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Fiumicino, Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21) aos 88 anos.
A cerimônia fúnebre está marcada para sábado (26), às 10h (horário local), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Lula está acompanhado por uma comitiva composta por quatro ministros de Estado, os presidentes dos Três Poderes e dez parlamentares. A primeira-dama, Rosângela da Silva, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, também integram o grupo.
Em homenagem ao pontífice, o presidente decretou luto oficial de sete dias no Brasil, destacando o legado de Francisco como uma voz de acolhimento, justiça social e defesa dos mais vulneráveis.
O funeral contará com a presença de líderes de 170 países, incluindo chefes de Estado, membros da realeza e outras autoridades. Após a cerimônia, o corpo do Papa será levado em cortejo até a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado conforme sua vontade.