Procon-AM apreende mais de 46 kg de alimentos impróprios em supermercado na zona Norte de Manaus

Após receber uma denúncia nas redes sociais sobre a presença de um roedor circulando no balcão frigorífico de um supermercado da zona Norte de Manaus, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou uma fiscalização no local e encontrou diversas irregularidades sanitárias. A inspeção resultou na apreensão de 46,39 kg de alimentos impróprios para o consumo humano.

Durante a ação, os agentes identificaram produtos com embalagens violadas, alimentos mal-acondicionados, vencidos ou com prazos de validade ilegíveis. Foram apreendidos itens como linguiça, frango, carne bovina, calabresa, salsicha, além de enlatados e congelados. Também foram encontrados produtos sem informações obrigatórias como data de fabricação, validade e número de lote — o que vai contra o que determina o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a conduta do supermercado é extremamente grave e representa risco direto à saúde dos consumidores. “A comercialização de produtos impróprios é uma violação inaceitável aos direitos do consumidor e à segurança alimentar. É essencial que os comerciantes respeitem rigorosamente as normas estabelecidas”, afirmou.

Os produtos irregulares foram descartados no próprio local, e o supermercado foi autuado. Agora, responderá a um processo administrativo e poderá ser penalizado com multa, além de outras sanções previstas em lei. O Procon-AM reforça que denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais de atendimento ao consumidor.

Canais de denúncia do Procon-AM:

•  Contatos: (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 14h)

• E-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br

Leia também

Leave a Comment